spot_img
HomeBalneário CamboriúMinistério Público de SC notifica BC para ampliar vacinação da poliomielite

Ministério Público de SC notifica BC para ampliar vacinação da poliomielite

O MPSC constatou que a cidade vacinou 5.513 crianças de zero a quatro anos contra a doença

A Prefeitura de Balneário Camboriú foi notificada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para lançar uma campanha educativa visando aumentar o índice de vacinação contra a poliomielite. Após investigação junto à Vigilância Epidemiológica, o MPSC constatou que a cidade vacinou 5.513 crianças de zero a quatro anos contra a doença, o que representa apenas 48,76% do público-alvo.

Utilizando a dose injetável ou a tradicional “gotinha”, a cidade está bem abaixo da meta recomendada de 95%. O Promotor de Justiça Alan Boettger sugere que o Município utilize meios de comunicação como rádio, TV, portais, jornais e redes sociais para promover a importância da vacina.

A 4ª Promotoria de Justiça também orienta a ampliação dos locais de vacinação, dos dias e horários de atendimento, além da realização de mutirões como o “Dia D”. De acordo com o órgão, é necessário que a equipe de saúde da família busque ativamente crianças para imunizá-las.

O MPSC também recomenda que os agentes comunitários de saúde adotem medidas em relação à omissão dos pais ou responsáveis em atualizar o esquema vacinal dos filhos. Os servidores devem informar o fato à chefia imediata para providências quanto à realização de esclarecimentos individuais ou campanhas de conscientização direcionadas.

Outras solicitações são direcionadas à Secretaria de Assistência Social e ao Conselho Tutelar de Balneário Camboriú. O comunicado enfatiza a garantia da vacinação contra a poliomielite para crianças e adolescentes em serviços de acolhimento institucional ou familiar no município.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Most Popular

Recent Comments